Coluna SESCAP-LDR na Folha de Londrina: "Empresas ganham tempo e melhoram resultados com o uso de IA"

Home  / Notícias   /  

Notícias

21 de julho de 2025

Coluna SESCAP-LDR na Folha de Londrina: "Empresas ganham tempo e melhoram resultados com o uso de IA"

Empresários Contábeis aderem à inteligência artificial para dinamizar o operacional e atuar cada vez mais como consultor

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma aposta para o futuro e consolidou-se como uma exigência inadiável no presente no ambiente empresarial. Diante dos mitos que cercam a IA, o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR) buscou a orientação da especialista em IA e neurociência, Paula Souto Tempelaars. Ela, que atua em transformação digital de empresas de serviços, é categórica: “Quem não começar a usar agora, vai ser deixado para trás. Ignorar a IA não é mais uma escolha — é entregar o mercado para concorrentes mais ágeis, baratos e, principalmente, mais estratégicos”, alerta Tempelaars.

Segundo a especialista, o principal ganho com a implementação da IA reside na elevação da produtividade e na liberação de tempo para atividades de maior relevância estratégica. A automação de tarefas rotineiras e repetitivas – como organização de documentos, elaboração de relatórios e atendimento inicial ao cliente – pode resultar em uma redução de até 80% do tempo dedicado a processos operacionais. Essa otimização permite que o profissional foque na estratégia, na análise aprofundada e no aprimoramento do relacionamento com o cliente.

A empresária contábil e advogada Viviane Roque Batista, que investiu em qualificação e já integra a ferramenta em suas atividades, salienta o impacto da IA: “O uso da Inteligência Artificial é uma mudança de paradigma na contabilidade, não para substituir, mas para potencializar o papel do profissional. Longe de eliminar funções, a IA eleva o nível da profissão. Isso abre novas possibilidades de atuação para contadores que buscam atualização e excelência no mercado”.

Paula Tempelaars reforça que a IA atua como uma “supervisora incansável, não se distrai e não tem dia ruim, trabalha 24/7”. Essa vigilância contínua permite à tecnologia identificar inconsistências que o olho humano poderia ignorar, diminuindo drasticamente os riscos de multas e erros operacionais. “Com IA é possível criar trilhas de auditoria e garantir a conformidade com regras como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de forma proativa", assegura a especialista, destacando o monitoramento contínuo de regulamentações e alertas automáticos.

Um exemplo prático é o empresário contábil Emerson Agra, que implementou a IA na rotina de sua equipe em janeiro deste ano. Ele conta que operações que levavam mais de 24 horas hoje são resolvidas em menos de duas horas, embora ressalte a necessidade de verificação e análise de um profissional contábil.

A regra é clara, segundo Paula: automatizar o processo, mas humanizar a interação. “A IA complementa o humano; é um pouco como se a máquina preparasse o campo para o humano entrar e dar seu toque de encantamento", pontua, liberando o profissional para se dedicar à estratégia e à empatia. A especialista, porém, desmistifica a IA como uma “caixa mágica”, explicando que ela se baseia em “matemática, estatística”, e, portanto, “sem precisão de 100%”. “Ela sugere, analisa, propõe soluções, mas o humano tem a palavra final”, adverte Tempelaars. É crucial que dados confidenciais nunca sejam inseridos em ferramentas públicas, e que toda informação crítica gerada por IA seja validada. Governança e uma política de uso clara são indispensáveis, pois a responsabilidade final “ainda é e sempre será humana”. Tempelaars conclui: "O valor agora não está mais em ter a informação, e sim saber o que fazer com ela e como fazer. IA não é sobre substituir, mas empoderar. No final do dia, ainda é sobre pessoas — e sempre vai ser."

CONECT 2025 - 9º Fórum SESCAP-LDR

Para aprofundar esses debates, o SESCAP-LDR promoverá o “CONECT 2025 - 9º Fórum SESCAP-LDR” no dia 28 de agosto de 2025. "Em uma era de profundas transformações pela inteligência artificial, trazer este tema para o nosso evento visa não só acompanhar as tendências globais, mas também promover o debate sobre as inovações que moldam o futuro da nossa profissão", afirma Marisa Ribeiro Furlan, empresária contábil e diretora de eventos do SESCAP-LDR.

Com o tema “Conectar Gerações: O papel da Liderança em um mercado multigeracional”, o evento acontecerá no Espaço Villa Planalto, em Londrina. Entre os palestrantes confirmados, estão Lucas Lima (“O Contador Revoltado”), Dado Schneider, Adriano Subirá, Felipe Tavares e a própria Paula Souto Tempelaars. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

 

 

 

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR).