Entrevista SESCAP-LDR para Rádio CBN: "Em Londrina, 90% dos contribuintes entregaram a declaração do IR 2022"

Home  / Notícias   /  

Notícias

31 de maio de 2022

Entrevista SESCAP-LDR para Rádio CBN: "Em Londrina, 90% dos contribuintes entregaram a declaração do IR 2022"

Prazo termina nesta terça-feira. Integrantes do Simples Nacional também tem até o dia 31 de maio para parcelamento de dívidas.

A Receita Federal de Londrina divulgou um balanço parcial das declarações de Imposto de Renda entregue até o final da noite de domingo. A dois dias do fim do prazo, 119.118 declarações foram feitas das 131 mil esperadas. O número é equivalente a 90,93%. A média em Londrina está dentro da paranaense que é 90,98% e um pouco abaixo da média nacional que está em 91,5%.

O presidente do Sescap Londrina, Marcelo Odetto Esquiante, disse acreditar que os 10% dos contribuintes que ainda não enviaram os dados à Receita são de pessoas físicas que ainda estão atrás dos últimos documentos necessários.

Vale lembrar que é importante fazer a transmissão dos dados até as 23h59 desta terça mesmo com algumas pendência que poderão ser retificadas. A medida é importante para evitar multas que é de 1% do valor do imposto devido, com mínimo de R$ 165,00.

Também termina nesta terça-feira o prazo para adesão ao Relp - Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional. O Relp é um parcelamento com prazo maior para pagamento do que o parcelamento ordinário, e com reduções de multas e juros. O Programa foi instituído para as empresas afetadas pela pandemia do coronavírus regularizarem suas dívidas. 

Podem aderir ao Relp empresas (incluindo os MEI) que possuem débitos apurados na forma do Simples Nacional, vencidos até a competência do mês de fevereiro de 2022.

A dívida do Simples pode ser paga em até 188 parcelas mensais.  Inicialmente será calculada uma entrada, que será dividida em até 8 prestações a serem pagas de maio a dezembro de 2022.  Em seguida serão aplicadas às reduções de juros e multas ao saldo remanescente. Esse valor será pago em até 180 vezes a partir de janeiro de 2023.

Ouça a entrevista completa aqui

 

 

Fonte: Rádio CBN/Por Guilherme Marconi